PAN financiamento: como funciona?

O PAN financiamento é uma modalidade de crédito que permite aos consumidores o investimento em um veículo novo ou seminovo. Essa alternativa é muito contratada pelos brasileiros, pois muitos não têm o valor à vista.

Então, se o seu sonho é comprar um carro, saiba que existe a modalidade de crédito do PAN financiamento. Esse serviço permite que o consumidor viabilize o seu sonho, principalmente para quem não tem condições de pagar o valor à vista. 

pan financiamento

Se você quer mais dicas como essa, acesse agora o Meu Portal Financeiro!

PAN financiamento: Saiba tudo sobre esse serviço!

A maioria dos brasileiros tem o sonho de comprar o seu carro próprio. Porém, nunca é fácil ter acesso ao dinheiro a vista para realizar esse investimento. E, por esse motivo, muitos recorrem a novas formas de contratação, sendo esse o caso do PAN financiamento.

Basicamente, a instituição financeira viabiliza acesso a esse crédito, garantindo a aquisição de seu patrimônio. Então, se você não tem as condições financeiras para esse investimento, o PAN financiamento pode ajudar!

O financiamento de veículos é a segunda forma de crédito mais utilizada pelos brasileiros para a aquisição desse patrimônio. Esses dados foram divulgados pelo boletim anual da Anef. 

Segundo essas informações, cerca de 52% de todas as compras de veículos comerciais foram realizadas por meio do financiamento. Esses dados são relacionados ao ano de 2020.

O que é um financiamento de veículo?

De maneira geral, o financiamento de veículo é uma modalidade de crédito contratada para a aquisição de um veículo novo ou seminovo. 

Na prática, esse procedimento envolve o repasse do valor por parte da instituição financeira para o cliente, possibilitando que o veículo seja quitado. 

Depois disso, o valor do empréstimo deve ser pago em parcelas mensais, que normalmente são fixas. Porém, assim como nas demais modalidades de crédito, existem alguns juros e taxas que são cobradas.

Caso opte por realizar esse empréstimo, o próprio automóvel será a garantia do compromisso com o contrato. Por esse motivo, os juros são mais baixos do que em outras modalidades, como o empréstimo pessoal. 

É importante dizer que o número de parcelas varia de um financiamento para o outro. Normalmente, a instituição escolhe um número de parcelas mais altas ou menores após a análise de crédito

Além disso, quanto maior for o número de parcelas de seu PAN financiamento, mais altos serão os juros. Quando isso acontece, as chances do consumidor não quitar as parcelas é grande, pois o contrato demora para terminar. 

Vale ressaltar que, enquanto o valor não for quitado, não será possível transferir o veículo para o nome do comprador. Então, no final do contrato, a própria instituição financeira solicita a retirada do gravame junto ao DETRAN de seu estado. 

Quando os valores das parcelas não são pagos pelo contratante, a instituição financeira pode apreender o veículo até que o prejuízo seja ressarcido. Afinal, é justamente por isso que o veículo funciona como um meio de garantia. 

Como fazer o PAN financiamento?

Mesmo que o financiamento de veículo seja uma excelente opção para adquirir seu veículo próprio, é necessário ter alguns cuidados durante a contratação. Veja, a seguir, alguns dicas para contratar o PAN financiamento:

pan financiamento

Planeje-se antecipadamente

Qualquer aquisição de um patrimônio de alto valor deve ser realizada com o auxílio de um planejamento antecipado. Portanto, os consumidores devem considerar todos os aspectos de suas finanças, incluindo seus gastos e rendimentos mensais.

Através dessa prática, é possível se planejar com antecedência, estimando seus gastos mensais e se preparando da melhor maneira para realizar o pagamento de seu financiamento. 

Entre em contato com uma instituição confiável

Assim que tiver certeza de que o valor do financiamento cabe em seu bolso, chegou o momento de entrar em contato com uma instituição financeira especializada. Isso evita que você caia em possíveis golpes.

Uma das melhores instituições financeiras para solicitar o seu financiamento é o Banco PAN. A empresa disponibiliza profissionais capacitados para tirar todas as suas dúvidas sobre o contrato. Além disso, após firmar o acordo, você escolhe seu carro e pode sair dirigindo!

Veja quais são as condições deste contrato

É muito importante que os consumidores confiram, atentamente, quais são as condições de seu contrato. Quando você segue esse procedimento, fica mais fácil firmar boas condições com a instituição, com parcelas que caibam dentro de seu bolso!

Também é importante que os consumidores verifiquem quais são as taxas de juros do PAN financiamento. Verifique o valor do CET e veja se ele se encaixa com suas possibilidades. Isso porque, ele inclui todas as taxas administrativas, assim como os seguros e impostos, como o IOF.

Leve em consideração os gastos mensais com seu veículo

Ao fazer o financiamento de um veículo, o consumidor não pode esquecer quais são os gastos mensais dele. 

Portanto, inclua em seu planejamento financeiro o valor da gasolina, os impostos referentes ao automóvel e outros possíveis reparos.

PAN financiamento: como funciona?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *